sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Planta do Natal

Toda a gente deve conhecer a chamada “Estrela de Natal”.


Do latim, pulcherrima significa a mais bela e na verdade quando se encontra na plenitude do seu ciclo vegetativo a Poinsettia exibe um conjunto floral brilhante e vermelho, assente numa coroa de folhas verdes, que faz dela uma das favoritas da época natalícia, só superada pela própria árvore de Natal.
Porém, quando cultivada em jardim esta espécie pode crescer e atingir mais de 3 metros de altura, ficando com o aspecto de uma árvore desengonçada. Nos ramos tenros desenvolvem-se então folhas bicudas e ovais, lateralmente dentadas e de cor verde escura. No topo destes ramos nascem flores muito pequenas e amarelas, no centro da estrutura colorida mais vistosa, muito juntas e sem pétalas, logo acima de uma camada de folhas modificadas de cor vermelha, conseguida através de um criterioso jogo de escuridão e luz.
Retirei esta breve descrição daqui Bolotas guardadas.

Diz-se por aí que só dura mesmo do Natal ao Ano Novo e que depois morre.
O ano passado no Dia da Mãe (8 de Dezembro),para o meu pai este é que é o verdadeiro dia da mãe,mas há quem o celebre em Maio.Nós por cá celebramos os dois,o que é óptimo para as nossas mães e para mim que também o sou.E em Dezembro do ano passado,o meu filhote tinha 4 mesinhos e foi quando celebrei o meu primeiro Dia da Mãe.
O meu filho ofereceu-me então uma dessas plantas e tanto eu como o meu marido oferecemos igual às nossas mães.
A verdade,é que depois do Ano Novo as plantas da minha mãe e da minha sogra,secaram e morreram.
A minha lá se foi mantendo até que começou a perder as folhas.Pensei que ia acabar por ter o mesmo fim que as outras,mas qual não é o meu espanto quando ela começa a ganhar novas folhas!
Pois é,o meu vasinho está agora cheio de folhinhas,só falta mesmo ficarem vermelhas e lindas.O meu vaso foi excepção à regra que se houve por aí. Durou todo o Verão e está pronto para um novo Natal como podem ver na foto abaixo.



Assim que as folhinhas ficarem vermelhas,mostro-vos novamente a minha planta.

2 comentários:

  1. É curioso, geralmente as dos vasos morrem sim, porque creio que são transplantadas apenas agora na época. A minha mãe tem uma lindíssima no jardim, enorme, tipo árvore, cabemos debaixo dela, e está sempre carregada de flor nesta altura do ano. Disseram-lhe uma vez, que o truque para ela não morrer, é podá-la sempre no dia do Pai! Certo ou não, ela tem durado e durado... :-)
    Beijinhos
    Dina

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica Dina,estava a pensar tresplantar a minha para um vaso maior,mas sendo assim,espero pelo Dia do Pai.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita.
O teu comentário deixa-me muito feliz :)
Beijinhos e volta sempre.