domingo, 19 de junho de 2011

Senhor da Pedra


Hoje há festa na minha freguesia.Nasci e cresci em Gulpilhares,actualmente vivo em Pedroso,mas Gulpilhares é e continuará a ser a minha freguesia.
Uma das festas mais conhecidas de Gulpilhares é o Sr. da Pedra,antigamente era uma romaria enorme,mas com o passar dos anos a tradição foi-se perdendo,embora algumas pessoas ainda a tentem manter viva.
Para quem não conhece,deixo-vos uma imagens da bonita Capela do Senhor da Pedra.






"O Senhor da Pedra,em Gulpilhares (a mais típica das romarias de Vila Nova de Gaia)é uma festa com uma certa antiguidade, que se realiza anualmente nos terrenos arenosos das praias de Miramar, na capelinha junto ao mar, em Domingo da Santíssima Trindade, que vai até Terça-Feira seguinte. Esta Capela, que assenta num rochedo, junto ao mar e tem planta hexagonal, foi construída no século XVII e tem três belos retábulos rocócó. A origem do culto a Cristo como Senhor da Pedra poderá ter origem num antigo e pagão culto de carácter naturalista, muito frequente entre os povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em elementos da natureza e, posteriormente, adaptado à nova Fé. Ideia reforçada pela não menos intrigante,pegada do Boi Bento, indissociável do culto do Senhor da Pedra."

6 comentários:

  1. Olá!
    Também passei lá no sabádo para comer 1 fartura.
    E realmente nota-se um decréscimo de gente de ano para ano.
    beijoca

    ResponderEliminar
  2. Já foi ai várias vezes é muito bonito...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Que linda capela Andréia, coisa rara aqui no Brasil, só em lugares bem escondidos encontra-se capelas lindas assim, a foto do meio com o pôr do sol, embelezou mais ainda o que já é belo. Muito lindo. Adorei conhecer mesmo que por foto. Bjokas querida uma linda semana prá vc

    ResponderEliminar
  4. BELÍSSIMAS FOTOS LINDAS D+!

    BEIJOS.....

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado, aqui perto tb existe uma igreja do senhor da Pedra, e é assim tb nesse género!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Sou professora aposentada, portanto já um bocadinho idosa, embora aqui para nós, que ninguém nos ouve, me sinta muito jovem! Como sempre gostei de pintura e antes não tinha tempo, inscrevi-me, mais ou menos recentemente, num curso que estou a adorar, mas preciso de me inspirar em imagens para poder pintar. E é aqui que entram estas suas imagens com as quais fiquei deslumbrada, porque também gosto muito de fotografia. Não conheço o Senhor da Pedra, mas é realmente um local de uma beleza extraordinária que tenho intenções de procurar conhecer...e que tomei a liberdade de pintar, com base na sua segunda foto. Espero que não se zangue comigo pelo abuso e queria desde já agradecer-lhe o facto de nos proporcionar esta obra prima, mistura do património natural com o construido e que tem a maravilhosa particularidade de nunca ser igual, como aliás comprovam as suas três lindas fotos. Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita.
O teu comentário deixa-me muito feliz :)
Beijinhos e volta sempre.