quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um bom São João

Hoje não vos trago nenhuma receita.Aqui em Vila Nova de Gaia e no Porto,tal como em outras cidades,comemora-se esta noite a noite de São João.É uma noite de grande alegria em que as ruas da cidade se enchem de cor,vida e movimento.Há ainda manjericos,as marchas de São João, o fogo-de-artifício à meia noite,o alho porro e muitas marteladas.

Desejo-vos um bom São João!

O meu vai ser passado em casa dos meus pais,mas mesmo assim vai haver muita alegria e festa.




“O São João do Porto é uma festa popular, de origem pagã, que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal.

Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam. Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo-de-artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. O fogo-de-artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.

Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes. A festa dura até às quatro ou cinco horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas regressa a casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.”

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Um bom S.João para ti também e que te divirtas, eu vou aventurar-me até à Ribeira com a familia hehehe,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Que blog gostoso, adorei e já estou seguindo!! Grande beijo

    ResponderEliminar
  3. Bom São João para ti, espero que te divirtas muito.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Olá, Andreia!Bom São João!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita.
O teu comentário deixa-me muito feliz :)
Beijinhos e volta sempre.