quarta-feira, 16 de março de 2011

Caramelo Caseiro

Sempre que preciso,utilizo caramelo de compra,uma vez tentei fazer caramelo caseiro e ficou uma autêntica pedra,a partir daí,nunca mais fiz.
Aqui à dias apetecia-me um pudim,não tinha caramelo e já tinha começado a fazer o pudim,fiquei fula da vida,mas não ia deixar que a falta de caramelo estragasse o meu pudim.
Arregacei as mangas e lá fui eu fazer caramelo caseiro e não é que me saí bem desta vez!?


Ingredientes


700 ml de água
700 g de açúcar
Sumo de meio limão


Preparação


Numa panela alta,coloca-se a água,o açúcar e o sumo de limão e deixa-se ferver até atingir o ponto de caramelo,ou seja,quando estiver com a cor desejada(eu deixei ganhar uma cor douradinha,assim não fica um sabor tão forte).
Junta-se um pouco de água quente (com muito cuidado) e deixa-se ferver durante três minutos. E está pronto a ser usado.
Como fiz uma quantidade grande,deixei arrefecer e coloquei num frasco devidamente esterilizado e guardei no frigorífico para a próxima utilização.





Aqui,ainda na panela a ferver.


O meu caramelo,pronto a usar.Ficou com uma cor douradinha,bem ao meu gosto.

10 comentários:

  1. Nunca acerto também com o caramelo.
    Ficou excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Normalmente para pudins e bolo de ananás faço o caramelo.
    É uma receita antiga que resulta sempre:
    - 10 colheres (sopa) de água
    - 10 colheres (sopa) de açúcar
    Colocar num tacho e deixar ferver até ganhar a côr desejada.
    Para o bolo de ananás faço igual só que depois quando estiver a ganhar a côr desejada junto, com muito cuidado, um cálice de vinho do Porto e deixar ferver até ganhar consistência de caramelo - fica uma delícia.
    Comigo nunca falha!

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  3. Confesso que uso sempre de compra!
    Mas o teu tem mesmo uma cor linda!

    ResponderEliminar
  4. Que giro. Eu sempre fiz o meu caramelo, apesar de não ter muita prática geralmente até resultava, mas era para usar na hora. Não sabia que se podia fazer assim! Deve dar um jeitaço ara fazer doces naqueles momentos em que simplesmente nos apetece xD

    beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Nunca pensei em guardar o caramelo assim.
    Ando mesmo lenta.
    Muito obrigado pela dica minha linda.
    Beijinhos
    Lola

    ResponderEliminar
  6. Andreia,
    que bom que nao desististe e perante a falta do de compra, arregacaste as mangas e fizeste outra vez! o resultado esta a' vista :) eu geralmente so' uso caseiro, mas nunca experimentei com o toque do limao, deve ser uma maravilha! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. depois de muitas asneiras acertei com o caramelo mas ás vezes a preguiça fala mais alto!! bjks

    ResponderEliminar
  8. Bom de aspecto está divinal...vou ver se ganho coragem de tentar...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adio sempre a preparação de um pudim quando não tenho caramelo de compra em casa... é que tenho medo que o caseiro não me saia bem...

    Mas vejo que foste bem sucedida :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Tenho de experimentar fazer!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita.
O teu comentário deixa-me muito feliz :)
Beijinhos e volta sempre.